Submundo, Mundo, Supramundo

Pela Primeira Vez Desde o Século 19, o
Livro de Figanière  é Reeditado na Íntegra

Visconde de Figanière


Capa e página de rosto da edição original de 1889 do livro de Figanière

 

INTRODUCÇÃO

 

Demus alienis oblectationibus veniam, ut nostris impetremus.

PLIN. Epist.

 

1. ESPIRITO DA PHILOSOPHIA. – Ha poucos annos, n’um dos grandes centros da cultura hodierna, assistia ao sermão d’um principe da Igreja tido merecidamente em conta de lume do  catholicismo, o qual observou de passagem que uma das coisas que ouvia mais a miudo, e da boca de homens d’alta intelligencia, era não saberem com a melhor vontade no que hão de crêr.

Tal é, de feito, o estado moral da actualidade. Para certos temperamentos de apurados quilates a posição é penosa. Significa um conflicto perenne entre o juizo e o coração, entre o raciocinio e aquelle instincto que, como hospede em terra estranha, é miseravelmente fraco e dependente na sua independencia, instincto ou intuição, formando o feixe das idéas innatas, ferrugem creada pelo espirito eclipsado, que todavia é testemunha perpetua da lide.  

(.…)

Clique Aqui Para Ler
“Submundo, Mundo, Supramundo”, em PDF

 

000

O livro “Submundo, Mundo, Supramundo” foi publicado online em 28 de abril de 2017 pela Loja Independente de Teosofistas. Desde 1889, esta é a primeira reedição da íntegra da obra. 

000

Veja em nossos websites o artigo “Os Mestres e o Discipulado”, do Visconde de Figanière. O texto, que constitui o capítulo 21 de “Submundo, Mundo, Supramundo”, está com a ortografia atualizada e inclui notas editoriais explicativas. 

O livro “Quatro Regras de Diplomacia” é outra obra de grande porte de Figanière que o leitor encontrará publicada na íntegra em nossos websites associados.

Entre os diversos textos disponíveis do Visconde e sobre ele, convidamos o leitor a examinar a biografia escrita pelo historiador Pinharanda Gomes e publicada em nossos websites  sob o título “Gnose e Liberdade”. 

000

Em setembro de 2016, depois de cuidadosa análise da situação do movimento esotérico internacional, um grupo de estudantes decidiu formar a Loja Independente de Teosofistas, que tem como uma das suas prioridades a construção de um futuro melhor nas diversas dimensões da vida.

000

Para conhecer um diálogo documentado com a sabedoria de grandes pensadores dos últimos 2500 anos, leia o livro “Conversas na Biblioteca”, de Carlos Cardoso Aveline.

Com 28 capítulos e 170 páginas, a obra foi publicada em 2007 pela editora da Universidade de Blumenau, Edifurb.  

000

Esta entrada foi publicada em Visconde de Figanière. Adicione o link permanente aos seus favoritos.