Oração Para Começar o Dia

Fortalecendo a Decisão de Fazer o Melhor

Carlos Cardoso Aveline

oracao-para-comecar-o-dia-com-mold

A filosofia esotérica investiga a força dos votos e compromissos sagrados. A decisão solene de fazer o melhor organiza a vontade do indivíduo e torna mais fácil voltar suas emoções para aquilo que é nobre e elevado. [1]

Os teosofistas não fazem orações pedindo favores pessoais a alguma divindade imaginária. Longe disso.  Eles oram formulando uma vontade própria, ativa e criadora, de fazer o bem e agir corretamente. 

Eles sabem da importância do modo como o ser humano começa cada dia da sua vida [2], e estão conscientes do fato de que cada minuto conta.  A seguinte Oração Criadora é um instrumento prático no processo de autoconhecimento e autoeducação:   

Om

1. Eu me comprometo a dirigir responsavelmente, no dia de hoje e amanhã, meus pensamentos, minhas emoções, e minhas ações, de modo que sejam positivos, construtivos, e éticos.   

2. Terei confiança em mim mesmo. Confiarei na Vida. Confiarei  nas possibilidades de crescimento que estão ao dispor de todos os seres. Sei da potencialidade sagrada que está à minha disposição, e reconheço que depende de mim aproveitá-la.  

3. Minha confiança na Vida não é cega.  Uso de prudência, atenção, desapego, e discernimento. Sou otimista por um motivo simples: meu coração e minha mente estão concentrados no que é Ótimo.

4. Uso minha força de vontade. Vigio minhas ações e emoções, evitando reações indevidas.  

5.  Faço a cada minuto o que percebo como correto do ponto de vista da minha própria consciência. 

6. Tenho em meu coração uma parte viva do coração das pessoas a quem amo. Por causa desse fato, minha alma, vista como pequeno templo, possui mais força.  A responsabilidade fica aumentada.[3] 

7. Sei que a vitória da sabedoria se constrói a cada dia. Afirmo que vencerei no dia de hoje,  amanhã e sempre.  

Om, Shanti. 

Paz a todos os seres.
 

NOTAS:

[1] Veja o texto “A Força de um Compromisso Sagrado”, que pode ser encontrado em nossos websites associados.

[2] O texto “Como Começar o Dia”, de Carlos Cardoso Aveline, está disponível em nossos websites associados.   

[3] Para mandar cargas energéticas positivas a aqueles com quem convivemos ou trabalhamos, e assim construir melhores relacionamentos, podemos inserir neste ponto da oração uma frase dizendo: “Além de ser amigo sincero, sou grato, e desejo o melhor para … (nome da pessoa um, nome da pessoa dois, nome da pessoa três, e assim sucessivamente)”. A filosofia esotérica ensina que não há distâncias no plano sutil e do pensamento. Portanto, a energia construtiva deste exercício inevitavelmente chegará até as pessoas, ao mesmo tempo que esta prática fortalece a força e o poder da nossa boa vontade  deliberada. No caso de um teosofista, o hábito de pensar bem de seus colegas de caminhada é especialmente decisivo para si mesmo e para o trabalho comum. Este exercício opera como um aparelho destruidor de muros, enquanto fortalece uma individualidade amável. Para ler mais sobre os efeitos do pensamento a distância, veja os textos “Telepatia, a Comunicação Silenciosa” e “A Magia da Ajuda Mútua”, ambos de Carlos Cardoso Aveline. Estão publicados em nossos websites.   

000

A oração acima pode ser praticada regularmente em grupo por duas ou mais pessoas.

000

Sobre o mistério do despertar individual para a sabedoria do universo, leia a edição luso-brasileira de “Luz no Caminho”, de M. C.

luz

Com tradução, prólogo e notas de Carlos Cardoso Aveline, a obra tem sete capítulos, 85 páginas, e foi publicada em 2014 por “The Aquarian Theosophist”.

000

Esta entrada foi publicada em Carlos Cardoso Aveline. Adicione o link permanente aos seus favoritos.