A Loja Independente de Teosofistas

Uma Proposta de Ação
Dedicada à Teosofia Original

Carlos Cardoso Aveline


lit
Uma prioridade da Loja é o estudo do despertar da nova consciência planetária   

Nos primeiros dias de novembro de 2009, foi registrada no escritório da Loja Unida de Teosofistas em Los Angeles a criação de uma Loja da LUT no Brasil, incluindo associados de Portugal.  

Sete anos depois, o crescimento interno e externo da loja levou à sua declaração de independência em relação à LUT, desatrelando o seu trabalho da rede de estudantes cujo ponto focal, no Ocidente, está em Los Angeles.

Em 2009,  a Loja Nasce Dentro da LUT

O processo de registro da loja luso-brasileira junto à LUT começou dia 21 de outubro de 2009, com o envio a Los Angeles de cartas de 11 estudantes, já associados  da LUT.    

Os documentos – de 10 brasileiros e um português – solicitavam que o novo trabalho teosófico começado de público em 2007 fosse registrado nos arquivos centrais da Loja Unida como uma Loja da LUT no Brasil.

A Loja Unida de Teosofistas, LUT, foi fundada nos Estados Unidos em 1909 com o objetivo de preservar a proposta original do movimento teosófico.  Hoje possui cerca de trinta Lojas e dez Grupos de Estudo espalhados por 15 países.     

Em 2009 surgiu pela primeira vez, desde a criação do movimento teosófico em 1875,  uma loja teosófica expressiva em língua portuguesa, voltada exclusivamente para a teosofia autêntica e as suas dimensões interdisciplinares e multiculturais. E foi no ano do primeiro centenário de fundação da LUT que isso ocorreu.   

Durante cerca de sete anos, entre 2009 e 2016, a loja luso-brasileira cresceu em força interna e o seu trabalho escrito passou a ter leitores de diferentes partes do mundo, em mais de um idioma. 

Em 2016,  Ocorre a Declaração de Independência

A expansão do trabalho fez crescer as responsabilidades.

Em 14 de setembro de 2016, os trabalhadores ativos da associação decidiram formar uma Loja Independente de Teosofistas, sem vinculação nominal ou administrativa com a Loja Unida.

A loja Independente fica assim mais livre para avançar com autonomia, realizando pesquisas próprias e construindo pontes de contato entre a teosofia original de Helena Blavatsky e a cultura humanista dos países ocidentais, com ênfase para o mundo lusófono.

A associação independente possui diversos websites em língua inglesa e publica desde 2012 o jornal eletrônico mensal “The Aquarian Theosophist”, fundado no ano 2000. “The Aquarian” editou em 2013 o livro “The Fire and Light of Theosophical Literature”.

Desde 2007, circula a publicação mensal eletrônica “O Teosofista”.

Em 2014, o “The Aquarian” publicou em português o livro “Luz no Caminho”, de M. C. A loja mantém o e-grupo SerAtento em YahooGrupos, em língua portuguesa, o e-grupo E-Theosophy em inglês, além de um número expressivo de páginas no Facebook, entre outras frentes de trabalho.

Uma prioridade da Loja é o estudo do despertar da nova consciência planetária, processo que traz consigo o renascimento da ética e da fraternidade universal.

Tirando lições do passado histórico, os teosofistas independentes estão voltados para a construção do futuro. Dotados de espírito crítico, eles usam com realismo a força do pensamento positivo.

Loja Independente: a Força dos Números

Pitágoras revelou que o universo está construído com base na força da geometria e da matemática sutis. Helena Blavatsky coincidiu com os místicos pitagóricos e judeus ao abordar a força dos números.  A vida dela foi toda marcada pela influência numerológica, e “A Doutrina Secreta”, sua obra mais conhecida, estuda os ciclos numéricos que presidem os períodos de manifestação e repouso do cosmo, assim como dos corpos celestes.

Os ciclos da vida cósmica presidem também a evolução de cada ser humano e das atividades sociais.

É bem conhecida, em teosofia, a força do ciclo de cem anos [1].  Mas muitos não prestam atenção ao fato de que as Cartas dos Mahatmas mencionam a existência de um ciclo oculto de 107 anos, que combina a força do ciclo centenário com a energia do número sete. [2]

Este fato se relaciona com a Loja Independente.

Passaram-se cem anos entre a fundação da LUT em 1909 e a fundação da loja luso-brasileira em 2009, e há 107 anos entre a criação da LUT em 1909 e o surgimento da Loja Independente em 2016.  Nada é por acaso. A vida se renova eternamente. Através de pequenos fatos e iniciativas humildes, cada estudante de teosofia autêntica pode aumentar a força da sua existência em nosso planeta.

NOTAS:

[1] Está disponível em nossos websites associados o texto “O Movimento Teosófico, 1875-2075”. Leia também o artigo “O Número Sete”, de Helena Blavatsky.

[2] “Cartas dos Mahatmas”, Editora Teosófica, Brasília, volume I, Carta 48, p. 221.

000

Sobre o mistério do despertar individual para a sabedoria do universo, leia a edição luso-brasileira de “Luz no Caminho”, de M. C.

luz

Com tradução, prólogo e notas de Carlos Cardoso Aveline, a obra tem sete capítulos, 85 páginas, e foi publicada em 2014 por “The Aquarian Theosophist”.

000

Esta entrada foi publicada em Carlos Cardoso Aveline. Adicione o link permanente aos seus favoritos.